segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Pano de prato

Olá... olá!!

Espero que a sua semana comece com o pé direito, cheia de informação e inspiração!!!!

Primeiro, vou mostrar os meus primeiros trabalhos em minha maquininha linda, pau pra toda obra... que aguenta os trancos barrancos de uma iniciante, nem sempre muito paciente... mas nada como respirar e deixar amadurecer as idéias.

Cheguei na lojinha e disse, "quero aprender a costurar, o que vcs me sugerem?" A moça sorriu e disse "acho que é melhor treinar a costura reta, faça alguns panos de prato". Sugestão aceita, pois panos de prato nunca são demais!!

Comprei material para 6 panos de prato, fiz 4, estraguei 1 e o outro vou usar para um tutorial nos próximos dias. Já para adiantar...

Para cada pano de prato usei :

  • 50 cm de pano de saco (lá na loja vendia na peça, mas vc pode comprar aqueles já cortados, já com bainha)

  • 50 cm de tecido estampado, uma barrinha estampada.

  • 50 cm de bordado inglês, já com passa-fita

  • 50 cm de fita fininha.

Passe a fita no bordado inglês, fixe na barrinha estampada com alfinetes, se quiser pode alinhavar. Depois, costure a volta da barrinha estampada do avesso, com o direito virado para dentro (direito com direito), no tecido do pano de prato, para depois desvirar. Só deixa a parte do bordado inglês para costurar do lado direito. Desvire, vc vai notar que ficou bem acabadinho, e então faça a costura reta nas bordas do passa-fita. Depois é só fazer uma barrinha ao redor do pano de prato.

Preferi fazer assim, do que fazer todo com barrinha, assim o acabamento fica mais delicado. Vou fazer um passo a passo ilustrado, para ficar mais fácil de entender. Enquanto isso não acontece, a foto já ajuda a visualizar o resultado.

Assim como essa tem diversas opções de barrinhas, pode ter ponto cruz, ao invés do bordado pode usar um viés, ou uma grega, ou uma barrinha mais fina de tecido. São inúmeras opções.. mãos a obra!!

Abraços e bjocas!!




5 comentários:

APO (Bem-Trapilho) disse...

olá! estão lindos! parabéns!
bjo

Mezinha disse...

Muito obrigada!!
Obrigada tb pela visita!
Grande beijo!

Juliana Moura disse...

Ola,

Obrigada pelo toque... e o seu blog é lindo, esta de parabens!!!

Sou novata, tenho uma maquina de costura novinha parada... e tenho muita vontade de aprender a costurar, fazer bonecas, pat e outros e nao sabia por onde comecar... e pesquisando na net, vi o seu blog,... e realmente, pano de prato é o melhor caminho para uma iniciante....vou fazer isso...
Só que mesmo sendo um pano de prato fico com muitas duvidas...
mas...chego la...
e ai vai...panos de prato...vou fazer e depois posto fotos pra vc ver...pode ser ??
Desculpe em deixar um livro aqui...
mas, é que me animou e muito entende...
Abracos
e um bom ano novo pra ti
Ju Moura

Unknown disse...

Sou de Rio Bonito e agui não tem esses retalhos bonitos. Gostaria de receber umas dicas sua que é mais experiente no assunto. Amo a pintura e gostaria que os meus panos ficassem bonitos como os seus. Não é inveja, estou admirada pelo seu trabalho. Solange - solangegomesrb@bol.com.br

Angelita Pedral Mota disse...

Amei seu blog! Amo artesanato, e quase todos que faço depende de costura... quem me ajuda é minha mãe, pois eu não tenho máquina. Não vejo a hora de ter uma!! adorei as dicas!